"Trazer para a sala de aula , as novas linguagens, requer preparo do professor, domínio das tecnologias digitais e revisão na metodologia de trabalho. Este é o papel do Núcleo de Tecnologia Educacional!" Quando uma escola pública recebe um Laboratório de Informática - LI é preciso que um conjunto de medidas sejam adotadas para que sua utilização aconteça de acordo com a Proposta Pedagógica do MEC e do Governo do Estado. Num primeiro momento o pessoal da escola tem dificuldade em definir como introduzir estes novos recursos (computador, Internet, etc.) na ação pedagógica. Neste sentido o contato com o NTE é de fundamental importância para que as Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs possam ser utilizados como instrumentos na ação pedagógica de forma contextualizada no desenvolvimento de projetos. É necessário que professores e alunos não só aprendam a fazer uso dos recursos tecnológicos mas principalmente discutam para que finalidades devemos utilizá-los e como podem ajudar no pleno exercício da cidadania. Queremos um Laboratório de Informática Educativa funcionando com uma Proposta Pedagógica que pressupõe o aluno como sujeito na construção do conhecimento e os equipamentos como recursos facilitadores deste processo. O professor, peça fundamental neste processo, é o auxiliador que, a partir de ambientes de aprendizagem diversificados e motivadores orienta as ações do aluno com uso da tecnologia, tendo em vista a construção de conhecimento e formação do pensamento crítico. Assim, a instalação de um LIE numa escola não representa simplesmente investimento em máquinas, mas o iniciar de um processo que envolve formação continuada de professores, oferta de recursos para os alunos na ação pedagógica, inclusão digital e socilal do pessoal da escola e também das pessoas da comunidade. Um LI numa escola pública abre um leque de possibilidades pedagógicas e sociais e o NTE Anápolis trabalha no sentido de otimizar o aproveitamento destas possibilidades.
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sexta-feira, 2 de maio de 2008
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO À ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
Roseli C. R. de C. Baumel
Faculdade de Educação da Universidade de S. Paulo, Brasil
As autoras pretendem propor a discussão de alguns aspectos da utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, como mais um recurso para garantir condições de acessibilidade a pessoas com necessidades especiais em seu cotidiano.
Todos estamos sendo desafiados a viver em um novo mundo e a conviver com novos padrões. Os modelos em que se assentavam nossas vidas vão paulatinamente se reestruturando e incorporando novos conceitos e até criando novas necessidades. Surge um novo consumismo, uma nova linguagem; o mundo do trabalho passa por uma revolução, alterando paradigmas de emprego, proteção social, relações humanas de modo geral.
Vivemos o paradoxo de, muitas vezes, sentirmos tantas dificuldades em lidar com as novidades que existem para facilitar; sentimo-nos impotentes frente à potência de uma máquina; não se consegue assimilar toda a informação que nos chega com um "click", e que deveria facilitar a comunicação, aproximando as pessoas.
Neste contexto é que gostaria de situar a discussão sobre a utilização das TIC pelas pessoas com necessidades especiais, como recurso para amenizar suas dificuldades, oferecendo-lhes condições de vida mais confortável.
O domínio das TIC, longe de representar uma "panacéia para todos os males", deve contribuir para a inserção dessas pessoas na sociedade, proporcionando uma considerável melhoria em sua qualidade de vida e possibilitando-lhes o exercício da cidadania
Referência (031 - E)
disponivel em http://www2.fpce.ul.pt/conferencias/afirse2000/Resumos/resumose.htm
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