"Trazer para a sala de aula , as novas linguagens, requer preparo do professor, domínio das tecnologias digitais e revisão na metodologia de trabalho. Este é o papel do Núcleo de Tecnologia Educacional!" Quando uma escola pública recebe um Laboratório de Informática - LI é preciso que um conjunto de medidas sejam adotadas para que sua utilização aconteça de acordo com a Proposta Pedagógica do MEC e do Governo do Estado. Num primeiro momento o pessoal da escola tem dificuldade em definir como introduzir estes novos recursos (computador, Internet, etc.) na ação pedagógica. Neste sentido o contato com o NTE é de fundamental importância para que as Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs possam ser utilizados como instrumentos na ação pedagógica de forma contextualizada no desenvolvimento de projetos. É necessário que professores e alunos não só aprendam a fazer uso dos recursos tecnológicos mas principalmente discutam para que finalidades devemos utilizá-los e como podem ajudar no pleno exercício da cidadania. Queremos um Laboratório de Informática Educativa funcionando com uma Proposta Pedagógica que pressupõe o aluno como sujeito na construção do conhecimento e os equipamentos como recursos facilitadores deste processo. O professor, peça fundamental neste processo, é o auxiliador que, a partir de ambientes de aprendizagem diversificados e motivadores orienta as ações do aluno com uso da tecnologia, tendo em vista a construção de conhecimento e formação do pensamento crítico. Assim, a instalação de um LIE numa escola não representa simplesmente investimento em máquinas, mas o iniciar de um processo que envolve formação continuada de professores, oferta de recursos para os alunos na ação pedagógica, inclusão digital e socilal do pessoal da escola e também das pessoas da comunidade. Um LI numa escola pública abre um leque de possibilidades pedagógicas e sociais e o NTE Anápolis trabalha no sentido de otimizar o aproveitamento destas possibilidades.
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sexta-feira, 2 de maio de 2008
DO PRAZER DE OUVIR/VER, AO PRAZER DE CONTAR, LER E ESCREVER.
Ana Patrícia Almeida
Nas crianças com paralisia cerebral, associada à deficiência motora que habitualmente predomina, encontramos frequentemente outras incapacidades, nomeadamente perturbações graves da linguagem e da fala.
Em muitas situações, apesar de uma boa competência linguística em termos da compreensão, verificamos dificuldades ou total incapacidade ao nível da expressão oral, razão porque se considera muito importante a implementação precoce de meios alternativos de comunicação e de Tecnologias de Apoio, nomeadamente as baseadas em computadores pessoais, com software e hardware adequados, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das capacidades e dos processos de socialização e de aprendizagem escolar destas crianças.
A presente comunicação tem como objectivo ilustrar estratégias educativas baseadas em Tecnologias de Apoio que permitem soluções diferenciadas na Gestão do Currículo da Língua Materna numa classe de 1º ano do ensino Básico.
A classe é composta na sua totalidade por crianças com perturbações neuropsicológicas, para as quais se procurou criar contextos educativos estimulantes e significativos, utilizando um CD ROM de histórias tradicionais que foi sendo concebido a partir de experiências e sugestões dos próprios alunos.
As actividades, que foram surgindo com o suporte das TIC, permitiram responder adequadamente aos interesses destas crianças e ultrapassar as suas dificuldades nos aspectos motor, psico-afectivo e cognitivo.
disponivel em http://www2.fpce.ul.pt/conferencias/afirse2000/Resumos/resumose.htm
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