"Trazer para a sala de aula , as novas linguagens, requer preparo do professor, domínio das tecnologias digitais e revisão na metodologia de trabalho. Este é o papel do Núcleo de Tecnologia Educacional!"

Quando uma escola pública recebe um Laboratório de Informática - LI é preciso que um conjunto de medidas sejam adotadas para que sua utilização aconteça de acordo com a Proposta Pedagógica do MEC e do Governo do Estado. Num primeiro momento o pessoal da escola tem dificuldade em definir como introduzir estes novos recursos (computador, Internet, etc.) na ação pedagógica. Neste sentido o contato com o NTE é de fundamental importância para que as Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs possam ser utilizados como instrumentos na ação pedagógica de forma contextualizada no desenvolvimento de projetos. É necessário que professores e alunos não só aprendam a fazer uso dos recursos tecnológicos mas principalmente discutam para que finalidades devemos utilizá-los e como podem ajudar no pleno exercício da cidadania. Queremos um Laboratório de Informática Educativa funcionando com uma Proposta Pedagógica que pressupõe o aluno como sujeito na construção do conhecimento e os equipamentos como recursos facilitadores deste processo. O professor, peça fundamental neste processo, é o auxiliador que, a partir de ambientes de aprendizagem diversificados e motivadores orienta as ações do aluno com uso da tecnologia, tendo em vista a construção de conhecimento e formação do pensamento crítico. Assim, a instalação de um LIE numa escola não representa simplesmente investimento em máquinas, mas o iniciar de um processo que envolve formação continuada de professores, oferta de recursos para os alunos na ação pedagógica, inclusão digital e socilal do pessoal da escola e também das pessoas da comunidade. Um LI numa escola pública abre um leque de possibilidades pedagógicas e sociais e o NTE Anápolis trabalha no sentido de otimizar o aproveitamento destas possibilidades.

 

Coord. Pedagógica - NTE Anápolis

Contatos NTE Anápolis

 

Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE Anápolis

webjornal  http://nte-anapolis.blogspot.com

e-mail - nteanapolis@hotmail.com   e nteanapolis@seduc.com   

Direção - profa. Elenir - elenirfc@hotmail.com

Suporte técnico - Yuri  - yurirbraz@msn.com

Coord. Pedagógica profa. Nina - nina_marya@hotmail.com

Coord. de Programas profa. Vilma - vilma_barbosa1@hotmail.com

Telefone: (062) 3314 8338

Endereço:   Rua 5 "a" Qd. 18 - L.16 - Bairro Jundiaí Industrial

CEP - 75115160  

 Anápolis - GO

Visite estes Blogs e Sites

 

TV ESCOLA Anapolis   - http://tvescolaanapolis.zip.net/


OFICINAS PEDAGOGICAS 2007   - http://br.geocities.com/dircefatima/Oficinas.htm


Projeto Blog  (Dirce) http://nteprojetoblog.zip.net/


Projeto Blog (Kelvia) http://maputo.nte.zip.net


Projeto Blog (Fabiana) http://blognte.zip.net


Projeto Blog - http://blogbrasil.nte.zip.net


Projetos - Escolas - http://br.geocities.com/afrobrasilanapolis


Acervo de oficinas (mais antigas) http://br.geocities.com/oficinademusicaanapolis/Index.htm

Oficina da Jujuba http://br.geocities.com/oficinanteanapolis/doce.htm


Os tres porquinhos - hiperlink http://br.geocities.com/oficinanteanapolis/Index.htm


Brincando com Algebra http://br.geocities.com/oficinanteanapolis/Index.htm


Oficina do Som http://br.geocities.com/oficinanteanapolis/Index.htm


Competencias Habilidades e Atitudes - http://geocities.yahoo.com.br/afrobrasilanapolis/cha.pps


I SEMINÁRIO DAS TECNOLOGIAS - NTE Anapolis -
http://br.geocities.com/bibivalle/agenda/Seminario/palestras.htm


Fotos do I Seminário NTE Anapolis http://br.geocities.com/bibivalle/agenda/Seminario/seminariofotos.htm


Formatura do Proinfantil - http://br.geocities.com/bibivalle/agenda/formaturaproinfantil.htm


Agenda NTE 2006 - http://nte_anapolis.uniblog.com.br

 

INTERNET NA EDUCAÇÃO  http://iinternetnaeducacao.blogspot.com

O Que vem depois da Pesquisa?

 

 

 

O que vem depois?

 

Pesquisar na Internet (ou numa revista, numa enciclopédia, num Cd Rom...) coloca apenas questões técnicas? E depois da pesquisa?

 

DSC00239.JPG

Penso que a maioria dos alunos aprende com relativa facilidade a dominar técnicas que lhe permite pesquisar na Internet, fazer copy and paste, imprimir e armazenar informações.
A grande dificuldade dos alunos (e não só) surge na compreensão e tratamento da informação que surge no ecrã ou nas páginas impressas. Mesmo quando conseguem entrar num site relacionado com o tema em estudo, frequentemente, deparam-se com barreiras linguísticas (vocabulário específico, figuras de estilo, palavras estrangeiras...) que lhes dificultam a interpretação da mensagem.
Quando lhes damos a indicação de que após seleccionarem e analisarem a informação pertinente devem  produzir um texto sobre o tema, em geral têm muita dificuldade em sintetizar e organizar as idéias. A tendência da maior parte dos alunos é a de começar a copiar o que leu...
Por outro lado, como ter a certeza de que a informação consultada é credível? Devemos acreditar em tudo que lemos e vemos na Internet (ou noutro meio de comunicação)?

Como ajudar os alunos mais novos a desenvolverem competências que lhes permitam aprender a aprender usando as TIC?

Disponível em http://ticnoprimeirociclo.blogs.sapo.pt/

 

o que 2

 

TV ESCOLA Anapolis   -

o que 3

 

TV ESCOLA oooooooooooooooooooooo http://bp2.blogger.com/_wizW_oT-2t0/RpwjUjX2x9I/AAAAAAAAAIU/NVHzBJ5sRaA/s320/Botero_Naturaleza+muerta+con+libros.jpg Anapolis   -

Web Quest

 

Webquest-Uma janela para a Aprendizagem Através do projecto "Webquest - Uma janela para a Aprendizagem" que idealizei e coordenei, a Escola E.B. 2 e 3 André Soares participou no 1º Concurso de Produção de Conteúdos promovido pelo CRIE. Tendo decorrido em horário pós-laboral foi uma oportunidade de vários docentes ficarem a conhecer as potencialidades das Webquest, além do facto de algumas possuirem a secção de avaliação na forma de testes interactivos em HotPotatoes. Destinadas ao 2º e 3º ciclo, as dez Webquest produzidas, são uma aposta  clara na capitalização das potencialidades da Internet para a promoção no desenvolvimento de várias competências nos nossos alunos. Se quiser conhecer as várias Webquest produzidas clique aqui. Se pretender aceder à 1ª fase de Divulgação - Produtos disponíveis on-line clique aqui. Para mais informações sobre Webquest clique aqui ou aqui. Anapolis   -

cartilha internet segura

OFICINA DE MASSINHAS

Sugestões de Sites

 

PROJETO DE APRENDIZAGEM

 

A intervenção do Prof. nos Proj. de Aprendizagem - Fernanda e Rosália

Projeto? o que é? como se faz? - Orientações básicas sobre PA.

A pedagogia de Projetos de Aprendizagem - Segundo Eduardo Chaves

Aprendizes do futuro... - Informática para mudança na educação.

Projeto Amora - UFRGS

Sugestão de livro - Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica.

Projeto - Uma nova cultura de aprendizagem - Trabalhar com PAs.

Projetos de Aprendizagem - Visão da Escola 2000 por Hora.

Ensino Aprendizagem com tecnologias - José Manuel Moran

 

LEITURAS

Blog - O que são blogs educativos

Quer aprender? crie um Blog - Artigo da Revista Época

O que é Informática na Educação - José Armando Valente

Tecnologias, Educação - Vários links da Escola 2000 por Hora.

A Internet ajuda... - Entrevista com José Manuel Moran

Ambientes virtuais de aprendizagem - Paulo Lemos

Escola, Sociedade da Informação - Uma nova dinâmica.

Como utilizar a Internet na Educação - José Manuel Moran

Uso das TIC - José Manuel Moran

Ensino e Aprendizagens inovadoras - José M. Moran

Tecnologias na Escola - MEC - Salto para o Futuro

Reflexões sobre ser professor - Links

José Manuel Moran- site com links para seus textos.

Ser Professor Universitário - Links para vários textos

Matemática nas Oitavas -Jogos e Atividades de Matemática

Internet e Web na Educação - Blogs e Sites da Comunidade Internet e Educação

Internet e Educação - Blog da professora Gládis Leal

Brincando e Educando - Rico conteúdo da prof. Cris, Muitas idéias.

Espaço Criativo - Muitas idéias criativas de Mônica Roma.

Internet na Educação - Links para inúmeros blogs educativos.

José Manuel Moran - Escritor e prof. de tecnologias da USP.

Nitinha - Links na lateral de professores com trabalhos para crianças.

Palavra Aberta - Poesias, falas.

Vicente Oficina - Leituras

 

WEBQUEST

Acordar - Sugestões de webquest

Webeducacional - Sugestões de Webquest para diversas séries e disciplinas

 

ALUNOS E PROFESSORES

Química 2000 - Link para conteúdos de Química

Espaço do Estudante - Dicas de sites educacionais

Além de Educar - Links para muitas disciplinas curriculares.

Angela Lago - Escritora apresenta leituras etc.

Bússola Escolar - Excelente para pesquisa geral.

Corpo Físico - Corpo humano e suas partes.

Chuá Chuá - Água

Criança Faz Arte - Conhecimentos gerais, datas com., tranformações.

Darwin Brasil - Material educacional, jogos.

Dicionários - Os mais variados dicionários.

Discovery na Escola - Apoio educativo, sugestões curriculares

Energia - Conceitos, informações gerais.

Crescer Bem - Alimentação, nutrição.

Guia Geográfico - Mapas e muito mais.

IBGE - Brasil, mapas, datas comemorativas

Matemática - Apoio, práticas, entreterimento.

Mingau Digital - Matérias, indios, folclore, religiões etc.

O Brasileirinho - Pesquisa, dicionário.

Radarkids - Ciências, animais, esporte, educação, artes, folclore.

Reciclagem - Tudo sobre reciclagem.

Sites Educacionais - Inúmeros sites educacionais.

Site de Dicas - Artigos sobre educação, contos, fábulas.

Tio Gui - Aprendendo fazer, meio ambiente, astronomia, brincad.

Web Ciências - Muito bom para pesquisas, informações.

Web-Mini Educação - Hinos, informação e possilidade para pesquisa

Web-Mini Sites Educacionais - Inúmeras páginas com sites interessantes.

Guia dos curiosos - Curiosidades, pesquisas, enigmas

 

PROFESSORES

RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação da SEED/MEC

Páginas Educativas - Site com vários links (em espanhol)

Ao Mestre com Carinho - Site exclusivo para professores.

Clube do Professor - Site com numerosos links p/ prof.

Educacional - Espaço do educador, projetos, temas de sala de aula.

Escola BR - Projetos, links. Ferramentas/webquest.

MEC - Portal do Ministério de Educação e Cultura

Paulo Freire - Tudo sobre o educador.

Yahoo Educação - Site tratando sobre educação.

Ponto de Encontro - Artigos, material apoio.

Revista Nova Escola - Revista online

Revista Pátio - Revista Online

Revista Profissão Mestre - Revista 

Revista Recreio - Revista Recreio online

Suzana Gutierrez - Educação, idéias...

 

APLICATIVOS

Juan Diego Polo - Um mar de links para aplivativos - web 2.0 (español)

 

SITES INFANTIS

AlziraZulmira - Site com inúmeros links de jogos e pesquisa.

Animal Net - Tudo sobre animais.

Animais - Para pesquisa sobre animais.

Brincando com Ciência - Jogos, site do Ministério Ciênc. Tecnol.

Bugigangue - Histórias em quadrinhos, diversão.

Canalkids - Jogos educacionais, cultura, conhecimento.

Criança e Consumo - Jogo sobre alimentação

Divertudo - Jogos, brincadeiras, adivinhações.

Ecokids - Ecologia, direito das crianças e animais, jogos.

Escaleno - Poesias, jogos, aurelinho, livros.

Harry Potter - Site oficial.

Iguinho - Jogos, diversão, primeiros socorros.

Junior (portugal) - Música, esporte, jogos

Leme (portugal) - 

O jogos - Educativos, corrida, ação.

O Menino Maluquinho - Muita diversão.

Q Divertido - Folclore, curiosidades, receitas

Planetinha - Jogos, links, inglês.

Revista Recreio - Recreio online

Santa Teresinha - LINKS para sites infantis.

Sitio dos Miúdos - Jogos até 4ª série.

Zuzubalândia - Diversão, artes, jogos.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

As TIC e as NEE – Para um Projecto Pedagógico de Confiança

Ana Parracho Brito
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

O sucesso educativo alia-se a projectos pedagógicos de confiança. A caça à novidade pela novidade é uma paixão incompleta, porém, a curiosidade acaba sempre por incitar à confiança e as novas TIC vieram para ficar, porque supõem a inovação dos objectivos educacionais e outras formas de trabalho que se encontram associadas a elevados níveis de raciocínio que, interactivamente, estimulam e potenciam o processo de ensino-aprendizagem. Contudo, alguns professores ainda não compreenderam a importância pedagógica das TIC para a renovação do ensino e descuram a necessidade de se apropriarem destas ferramentas intelectuais produzidas pela evolução tecnológica.

Manifestamente, qualquer criança que disponha de um acesso fácil ao computador e, em particular, muitas das crianças com NEE entram no mundo da descoberta e da aprendizagem através do jogo tecnológico encarado como fonte de prazer, porque este cria um espaço lúdico que lhe é próprio e constitui fundamentalmente uma abordagem prudente de novas experiências. As crianças tornam-se mais expeditas, deixam-se surpreender entusiasticamente pela descoberta de coisas fantásticas e, progressivamente, atenuam-se as suas inibições enraizadas na insegurança e na angústia perante a crítica dos outros, porque há crianças que na escola são tímidas e receiam constantemente as perguntas do professor. Deste modo, à relação impessoal com o computador, inicialmente solitária, sucede-se a alegria da partilha, a descoberta de novas formas de comunicação e, naturalmente, os jovens passam a interagir uns com os outros: a) partilham as experiências com respeito; b) estreitam os laços de solidariedade e amizade; c) corporizam um sistema de valores de cariz cognitivo e afectivo fundamental na sociabilização. Cabe à escola o papel fundamental de acompanhar o seu próprio futuro como instituição, bem como o futuro da sociedade, proporcionar aos alunos uma aprendizagem das matérias com a dose q.b. de sedução que emana da utilização das novas tecnologias que, em si, comportam os desafios que são fonte de interesse, motivação, envolvimento e desenvolvimento intelectual dos alunos e dos professores.

Salientamos, também, que embora o futuro de uma criança com NEE não passe apenas pela existência e utilização das TIC, estas favorecem ambientes de aprendizagem e formação com uma validade inquestionável patente nos resultados obtidos a partir do software disponível.

Em 1996 iniciámos um ciclo de conversas com duas Mães que olhando para o passado, não fizeram pranto, mas deixaram cair lágrimas ao tentarem prever o futuro. Os diálogos abordaram as mudanças vivenciadas relacionadas com os progressos dos filhos ou se estes se devem a processos de crescimento independentes do problema especial de cada um e, ainda, como no decorrer dos anos consideraram as mudanças com a família, os amigos e na escola, a sua interacção com profissionais do apoio educativo e com as TIC e as suas reacções às atitudes da sociedade frente às NEEs. Estes diálogos reforçaram a ideia de que Hoje contam com uma rede de apoio que contrasta com o sentimento de solidão de há uns anos atrás e confirmaram a importância da utilização das TIC, no quotidiano dos filhos, na perspectiva do desenvolvimento e do exercício de uma cidadania adaptada aos seus problemas e às exigências do nosso tempo.

disponivel em http://www2.fpce.ul.pt/conferencias/afirse2000/Resumos/resumose.htm

Nenhum comentário: